O termo “radiação UV” define geralmente as faixas UV-A e UV-B que atingem a superfície da terra.
A luz solar é essencial para a vida na Terra sendo uma das forças curadoras mais antigas conhecidas pela humanidade. O corpo humano necessita da luz do Sol para produzir vitamina D essencial ao seu equilíbrio e normal funcionamento. A luz do Sol também possui um importante papel na formação das células sanguíneas, reforça o sistema imunológico e influencia o nosso humor e bem-estar.
Em quantidades corretas, a radiação UV é essencial, porém oferece muitos perigos particularmente em momentos de exposição exagerada requerendo essas situações de uso de vários tipos de proteção especiais especialmente para a pele e para os olhos. São exemplos:
Ainda que muitas vezes se olhe para os óculos de Sol como um acessório de estética na realidade é vai muito para além dessa função.
Os óculos de sol devem assegurar a proteção total dos seus olhos, melhorar a perceção dos contrastes, eliminar os encandeamentos e otimizar a sua acuidade visual.
Quando expostos aos altos níveis de luz UV, os olhos precisam de uma proteção efetiva para a prevenção de desordens oculares que podem deste modo ser evitadas.
Enquanto a radiação UV nas grandes cidades é menor devido ao “smog” urbano, esta torna-se mais agressiva em lugares onde se atingem grandes níveis de reflexão de luz:
Sabia que pessoas sujeitas a exposição solar intensa sem proteção, têm 60% mais probabilidade de desenvolverem catarata?
Esta situação deve-se ao facto de os raios ultravioletas em excesso acelerarem o envelhecimento do cristalino, (a lente interna dos olhos responsável pelo mecanismo de focagem e pela acomodação).
Outros problemas que podem resultar da exposição excessiva ao sol ainda que por curtos períodos de tempo são: